Blog Layout

Eventos são por natureza acontecimentos que interessam a um grande número de pessoas, por diversos motivos, sejam eles o entretenimento, esportes, educação, negócios, religião, etc. Geram como consequência o aumento no consumo de alimentos e bebidas, sobressaindo o descarte de embalagens, na sua maioria, feitas de papel, alumínio, vidro e plástico, além de resíduos orgânicos e sanitários. Torna-se necessária, portanto a gestão de resíduos em eventos.

Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos- (PNRS) exige que os grandes geradores de resíduos, que incluem também os locais de realização de eventos, tomem medidas para diminuir o impacto ambiental dos resíduos sólidos no meio ambiente. Medidas que vão desde cessar ou diminuir a geração até a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Existem alternativas que vão ajudar a tornar seu evento mais sustentável e atrativo. A Projeta Sustentável atua no Gerenciamento de Resíduos Sólidos em um Grande Centro Exposição em Belo Horizonte que abriga diversos tipos de eventos e por isso vamos dar a você 6 dicas para que seu evento possa ser mais sustentável. Vamos lá?

Identificação das fontes geradoras de resíduos

Em eventos como Feiras de Exposição e Comerciais, existe uma grande produção de resíduos de madeira, papelão, plástico, vidros, lonas e carpetes. Já eventos como Congressos, Simpósios e eventos Religiosos esses resíduos são produzidos em menor escala os resíduos orgânicos e os provenientes dos banheiros se sobressaem.

Tendo isso em mente, pela natureza do evento é possível determinar quando e quais tipos de resíduos serão gerados.

Mas uma coisa é garantida: a produção de resíduos orgânicos e inservíveis (lixo de banheiro) ocorrerá em todas as etapas e em todos os tipos de eventos. Áreas de alimentação são pontos de alta geração de resíduos e devem ter uma atenção especial. Assim, já procure meios de separar os resíduos recicláveis dos não-recicláveis e orgânicos o máximo possível.

Reutilização de materiais 

Dentro do possível, prefira sempre os itens e utensílios reutilizáveis, como a caneca plástica ou ainda copos de plástico mais resistentes que podem ser reutilizados.

Tudo vai depender do tamanho e da natureza do evento. Em uma feira por exemplo, nos stands é possível utilizar copos de plásticos, canecas ou squeeze com a logo da empresa. Além de ser um brinde legal, incentiva a reutilização do mesmo.

Além disso, oferecer bebidas em embalagens à granel (galões de água), usar jarras e bebedouros é uma forma de incentivar a reutilização dos copos e diminui a geração de pequenas embalagens de plástico e papel e auxilia na gestão de resíduos em eventos.

Logística Reversa

Não importa o tamanho ou o tipo de evento, alguns materiais podem ser reutilizados em mais de deles. Dessa forma, procure fornecedores que possam entregar e recolher os itens utilizados na montagem e realização do evento. Procure ao máximo diminuir a produção de resíduos antes, durante e depois do evento.

A dica aqui é: procure fomentar a logística reversa para alguns resíduos. Madeira e carpetes são amplamente passiveis de se aplicar a logística reversa, podendo ser reutilizados em outros eventos. Empresas de montagem de stands, palcos e afins podem diminuir os custos ao reutilizar esse materiais em mais de um evento. E quando não for possível mais reutilizar os materiais nas montagens, a madeira pode ser reaproveitada como combustível (reaprovaitamento energético) e o carpete pode ser doado como materia prima para criação de bolsas e sacolas (que podem ser utilizadas como brindes e outros eventos).

Brindes para convidados

A dica é dar um brinde utilizável e ao mesmo tempo sustentável: canecas, canetas, cadernos, sacolas, etc. Incentivar a reutilização de utensílios e promover o uso de materiais recicláveis.

Que tal dar de brinde uma sacola retornável em uma feira comercial para os visitantes? Ou dar uma caneca para que o público possa beber sempre no mesmo recipiente? Quem sabe um caderno feito com papel 100% reciclável? São atitudes que diminuem o uso dos recursos naturais e promovem a sustentabilidade, além da correta gestão de resíduos em eventos.

Aproveite a deixa para estampar a marca da sua empresa nestes itens.

Conscientização para o descarte correto dos resíduos

Além disso, para todos os tipos de eventos, incentivar a disposição correta dos resíduos é fundamental. Conscientizar o público visitante para usarem somente o necessário e realizar o descarte correto em coletores ou lixeiras próprias para os materiais descartáveis. Estes coletores devem estar espalhados e bem sinalizados por todo o local do evento.

Triagem e segregação na gestão de resíduos em eventos

Por mais que se tome medidas para diminuir a geração de resíduos, eles serão produzidos. Mas o que fazer com eles? Misturar tudo e jogar numa caçamba? Negativo! Deve-se realizar a triagem e segregação dos resíduos recicláveis dos não recicláveis.

Para isso, a dica é utilizar um espaço no local do evento para se realizar todo o trabalho de separação. Além de ser uma ação sustentável, é uma ação econômica. Separando o que pode ser reciclável, existe a possibilidade de se doar ou vender os recicláveis e ao mesmo tempo diminuir os gastos com as caçambas de rejeito e taxas de aterro sanitário. Você diminui os custos, pode ter uma fonte de receita e ter menos problemas na gestão de resíduos em eventos.

Com essas 6 dicas esperamos que você possa realizar um evento mais sustentável. Produtor de eventos, já tome ações para adotar algumas dessas dicas para seus próximos eventos. Não precisa ser todas de uma vez, mas dê o primeiro passo para tornar seu evento mais sustentável. Além disso, todos sabem, mas não custa lembrar, procure locais que privilegie a luz natural e boa circulação de ar. Fomente o uso de transporte coletivo ou promoções em aplicativos de transporte para que o público visite seu evento e diminua a emissão de gases de efeitos estufa.

Como a Projeta Sustentável pode ajudar?

A Projeta SUSTENTÁVEL já atua na Gestão de Resíduos em Eventos e pode te ajudar a promover um evento mais sustentável e diminuir seus custos com a gestão dos resíduos. Além disso, possuímos uma equipe multidisciplinar, qualificada e apta a atender da melhor maneira possível as necessidades dos clientes.

Não perca tempo! Fale conosco! Acesse www.projetasustentavel.com e deixe-nos gerenciar os resíduos produzidos em seu evento.
Cadastro Ambiental Rural
Por Amanda Lima 13 abr., 2023
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Saiba tudo sobre o CAR em nosso post. Em caso de dúvidas entre em contato conosco.
Cadastro Técnico Federal - CTF
Por Thaís Carvalho 04 abr., 2023
Tudo sobre o Cadastro Técnico Federal: quem é obrigado a fazer, quais os tipos, qual documentação necessária, como preencher corretamente, penalidades para quem não faz e muito mais. Em caso de dúvidas fale conosco
O que é a Declaração de Carga Poluidora?
Por Pedro Souza 27 mar., 2023
O prazo para entrega da Declaração de Carga Poluidora se encerra no dia 31 de março. Acesse e entenda o que é e quem deve entregar a DCP.
RAPP - 31 de março é o prazo limite
Por Pedro Souza 20 mar., 2023
Dia 31 de Março é a data limite para a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP) do Ibama. Entenda o que é o RAPP e quem deve preenchê-lo.
Calendário de Obrigações Ambientais
Por Pedro Souza 02 fev., 2023
Saiba quais são as Obrigações Ambientais e respectivos prazos no nosso Calendário 2023.
Por Sarah Matoso 07 nov., 2022
O Licenciamento Ambiental de empreendimentos cuja atividade é considerada efetiva ou potencial causadora de significativo impacto e sujeitos à apresentação de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) como as atividades mineradoras, é necessário que o empreendedor elabore um Programa de Educação Ambiental.
Importância do Gerenciamento de Áreas Contaminadas
24 out., 2022
Entenda o que são áreas contaminadas e qual a importância do seu gerenciamento
Diagnóstico de Eficiência Ambiental nos Empreendimentos
Por Bernardo Marques 11 out., 2022
Saiba o que é o Diagnóstico de Eficiência Ambiental : conceito, normas, aspectos ambientais, principais vantagens de se garantir a eficiência ambiental. Saiba como podemos te auxiliar neste processo.
Gestão Ambiental nas Empresas
Por Bernardo Marques 06 out., 2022
Gestão Ambiental corresponde a um conjunto de ações que visam a garantir tanto o funcionamento e desenvolvimento da atividade econômica e à preservação do meio ambiente. Veja como crescer de maneira sustentável.
O que é a Simples Declaração?
Por João Pedro Procópio 26 mai., 2022
A Simples Declaração é um documento emitido pelo órgão ambiental que substitui a autorização para intervenção ambiental em alguns casos considerados como eventuais ou de baixo impacto, para pequena propriedade ou posse rural familiar que desenvolvam atividade agropecuária, desde que o imóvel esteja inscrito no Cadastro Ambiental Rural.
Show More
Share by: